Caminha ou casinha: qual a melhor opção para cachorros?
27 de abril de 2018
Convívio entre Cães e Gatos
27 de maio de 2018

Os gatos são animais muito inteligentes e com personalidade muito forte. Cada vez mais presentes nas casas brasileiras, eles mostram-se como ótimas companhias para quem gosta de um bicho de estimação. Todavia, mantê-los felizes e completos exige alguns cuidados sobre os detalhes.

Não é qualquer casa que pode ser boa para receber um gato. Eles gostam muito de passear, mudar de lugar e, claro, subir nos mais diversos lugares. Para isso é preciso uma estrutura pronta que pode ser inviável em muitas vezes.

Outras pequenas coisas, porém, estão sempre nas mãos dos seus donos e podem garantir muita alegria aos felinos. Você verá a seguir como tornar a casa perfeita para o seu gato.

Vale a pena ter um gato?

Sim, vale e muito a pena ter um gato na sua casa. Existe uma falsa impressão dentro do Brasil de que os felinos são muito independentes e até mesmo egoístas. Claro que eles possuem sua própria personalidade, mas também são afetivos e carinhosos com seus donos.

Esse animal é visto até como o bichano ideal para o futuro, especialmente pela sua capacidade de adaptação aos mais diversos espaços. Não podemos confundir essa capacidade de adaptação com ignorar detalhes que fazem bem para ele. É por isso que sua casa precisa passar por um processo de gatificação.

O que é a gatificação?

A gatificação nada mais é do que a adaptação de um espaço pensando na vida do seu gato. E não pense que isso exigirá uma grande reforma ou investimentos absurdos: muitas vezes você poderá fazer uma gatificação focando em apenas uma parede.

O termo foi intensificado e muito utilizado pelo apresentador e especialista no mundo felino Jackson Galaxy. Ele tem um programa que é transmitido dentro do Brasil como “Meu Gato Endiabrado” e uma vasta experiência e paixão pelos gatos.

Os gatos gostam muito de ambientes verticais e é sobre isso que você deve focalizar seus esforços. Repare como eles são apaixonados por lugares altos, escaladas e outros movimentos nesse sentido.

Essa visão vertical ajuda muito na preparação do melhor ambiente possível para eles. Ao contrário dos cães, em um espaço muito reduzido eles podem encontrar muita diversão justamente em função da exploração vertical do ambiente. Assim, pequenas áreas podem virar verdadeiras imensidões e realizá-los de uma maneira espetacular.

Cuidados básicos para a gatificação

Independente da sua disponibilidade de investimento para adaptar a casa para a verticalização que os gatos tanto amam, alguns outros cuidados são mínimos e obrigatórios para garantir a segurança dos felinos.

Obviamente você deve começar com os locais mais altos da casa. Eles certamente irão aparecer em cima dos armários ou prateleiras, pode ter certeza disso. Portanto, cuide para que essas áreas estejam livres e evitem quedas na tentativa de passar por esses locais.

No chão também existem detalhes importantes para observar, especialmente para itens que possam ser cortantes ou causar ferimentos no bichano. Evite deixá-los a mostra para que a curiosidade não cause machucados. Plantas tóxicas também merecem cuidado – e não adianta colocá-las em locais mais altos porque os felinos gostam de frequentá-los.

O mesmo vale para banheiras, vasos sanitários, máquinas de lavar e fornos: evite deixá-los abertos ou os gatos podem aparecer por lá a qualquer momento. Dependendo do nível de água em uma banheira, por exemplo, o gato por acabar se afogando. É um risco completamente evitável com o mínimo de atenção.

Se você morar em um apartamento não se esqueça das janelas. Eles facilmente chegarão até elas e correm o risco de cair. Para evitar problemas desse tipo uma tela pode ser suficiente.

Além disso, claro, jamais se esqueça das necessidades mais básicas do bichano. Água e comida precisam estar a sua disposição – existem opções para deixá-los no alto, o que certamente é uma diversão para o bicho. O mesmo vale para uma caminha onde ele possa descansar e uma caixa de areia para suas necessidades.

Buscando a gatificação completa

Esses cuidados básicos são apenas o obrigatório. A criatividade do dono pode transformar a sua casa em um verdadeiro parque de diversões para o seu gatinho. A boa notícia é que você não precisa de um grande poder de investimento para isso.

Como você viu anteriormente, muitas vezes uma única parede pode ser suficiente para atender as vontades do seu animal de estimação. Evidente que quanto mais áreas para brincar, mais feliz ele ficará.

O mais comum nesse sentido será buscar melhorar as paredes da casa. Elas podem ser verticalizadas, fazendo com que espaços que não teriam nenhuma utilidade em áreas extremamente atrativas para o seu gato.

Como fazer isso? Instalando prateleiras nas suas paredes. Assim os gatos podem ficar indo de um lado para o outro e escalando as suas paredes. Além das prateleiras você poderá colocar algumas tocas também – eles realmente se divertem entrando e saindo desses lugares.

Adicionar arranhadores também é uma boa forma de tornar a sua casa mais adaptada aos felinos. Eles gostam muito de arranhar e gostam muito desse tipo de objeto.

Os benefícios da gatificação

Pode parecer besteira, mas esses pequenos detalhes podem fazer muito bem ao seu gato. Não é apenas diversão: isso tudo vai influenciar positivamente na sua saúde.

A razão para isso é de que os felinos possuem a necessidade de explorar os ambientes de maneira tridimensional (e isso inclui a altura), por isso gostam tanto de subir em móveis e fazer escaladas. Quando facilitamos isso com as prateleiras e tocas ele terá menos dificuldade para fazer o que gosta.

Essa influência chega até ao comportamento. Gatos que fiquem impedidos de subir pelas paredes possuem maiores chances de desenvolver temperamentos mais agressivos.

Se você também tem cachorro na sua casa, mais um motivo para investir na gatificação (confira este texto sobre cães e gatos na mesma casa). Com as áreas elevadas nas paredes, os gatos sentem-se mais seguros e podem correr para lá sempre que sentirem-se ameaçados.

Enfim, são inúmeras as razões para investir na gatificação e deixar a sua casa perfeita para a vida dos gatos. São soluções simples e até baratas que fazem muita diferença para o bichano. Não deixe de cogitar as opções indicadas, o seu bicho de estimação agradece.

 

Fonte: http://blog.minimall.com.br/gatificacao-como-tornar-casa-perfeita-para-seu-gato/